Foz do Rio Cubatão do Sul, diante da baia sul da Ilha de Santa Catarina. Visão obtida a partir do Morro do Cambirela. No município de Palhoça, Santa Catarina, Brasil. – Foto por: André Ganzarolli Martins | Wikimedia Commons
Cidade de Palhoça – Ilha de Santa Catarina e Grande Florianópolis – Litoral de Santa Catarina – Brasil
Distâncias de Palhoça:
Florianópolis – 15 km
Porto Alegre – 400 km
Curitiba – 315 km
Aeroporto de Florianópolis – 33 km
Aeroporto de Navegantes – 120 km
➣ Como chegar
Principais atrativos de Palhoça:
Praia da Enseada de Brito, da Guarda do Embaú, da Pinheira e do Sonho
➣ Balneabilidade
Praias e ilhas paradisíacas, morros que revelam maravilhosas vistas e parques ecológicos onde é possível sentir a natureza em sua plenitude. Tudo isso está localizado no município de Palhoça a apenas 15 quilômetros de Florianópolis. A exuberância natural do lugar fez com que a cidade fosse reconhecida pela Embratur como pólo turístico.
Localizada entre o litoral e a Serra do Mar, Palhoça é hoje uma das cidades que mais oferecem alternativas de lazer para os turistas. Entre as praias mais conhecidas destacam-se Enseada de Brito, Guarda do Embaú, Pinheira e Praia do Sonho. A Enseada de Brito é um local tranqüilo, que ainda hoje guarda os traços dos primeiros colonizadores açorianos. Encontrar um pescador sentado sobre os calcanhares ou em cima da bicicleta observando o mar, é uma das cenas típicas daquela praia.
É lá que está situada Pedras Altas, a segunda praia reconhecida como reduto naturista em Santa Catarina. Com mar tranqüilo e seguro proporciona passeios de barcos pelas ilhas, caminhadas que levam a riachos com piscinas naturais, além de locais para pic-nic. Já a Guarda da Embaú que, poucos sabem, fica em Palhoça, até algum tempo atrás era mais uma praia de pescadores espalhada pelo litoral catarinense e freqüentada esporadicamente por surfistas.
De uns tempos para cá, a Guarda se transformou num point turístico dos mais badalados. O modelo e ator Paulo Zulu, que circula diariamente pela praia, e sua pousada Zulu Land são uma das atrações do lugar. Bem próximo dali fica a Pinheira, um paraíso cercado por águas limpas e tranqüilas e muita mata preservada. Diferentemente da Guarda, o reduto ali é familiar. A praia do Sonho também é outra que embeleza nosso litoral. As águas são tranqüilas e perfeitas para a pescaria. Ideal para quem procura paz e sossego.
Cultura
As tradições, costumes e arquitetura deixados pelos colonizadores de origem portuguesa, açoriana, italiana e alemã ainda hoje estão presentes no dia-a-dia de Palhoça. Outro aspecto relevante do município é o seu artesanato diversificado, destacando-se entre eles o artesanato indígena, que resgata os valores e a cultura daquele povo. No município ainda existem engenhos e alambiques que produzem artesanalmente a farinha e a cachaça.
Educação
Em Palhoça fica um dos campi da Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina, o campus Pedra Branca.
O Guia Santa Catarina e o Guia Floripa preparam uma página especial com orientações sobre a universidade, onde dormir, onde comer, entre outras utilidades.