Principais pontos











 

Paróquia Senhor Bom Jesus de Nazaré

 

Situada no centro de Palhoça, a Paróquia foi criada em 3 de maio de 1921, sendo uma das mais antigas do município.


Casa do Artesanato Ogaguaçu (em tupi, Casarão)

 
Localizada aos pés do Morro dos Cavalos, às margens da BR-101 e a 20 quilômetros do centro de Palhoça, a Casa do Artesanato é onde os guaranis mantêm viva a sua tradição, expondo seu artesanato rico em formas e detalhes. O local constitui-se no momento como a mais forte fonte de renda dos indígenas.
 

Fortaleza Nossa Senhora da Conceição (Araçatuba)

 
Localizada em frente à Ponta dos Naufragados, na Ilha de Araçatuba, a Fortaleza Nossa Senhora da Conceição completaria o que o brigadeiro Silva Paes, então governador de Santa Catarina julgava um sistema defensivo, adequado para a Vila do Desterro, principalmente com o triângulo defensivo formado pelas três fortalezas da baía norte. O local guarda até hoje o canhão usado para defender a entrada da Baía Sul.

Sítios Arqueológicos

 

A arte rupestre está presente em muitos locais no município de Palhoça. Na praia da Pinheira, na Ponta das Gaivotas, das oito sinalações que sobraram da destruição, uma é vestígio, cinco são semi-vestígios, não se vendo os gravados por inteiro, somente partes. As duas restantes encontram-se em bom estado de conservação e possuem gravados originais, não encontrados em nenhum outro sítio do litoral. Trata-se de pequenos retângulos brunidos que possuem uma espécie de cabo, parecendo pequenas pás.

Já na Ilha do Papagaio Pequena, onde está situada uma das mais belas e luxuosas pousadas de Santa Catarina, a Pousada do Papagaio, a arte rupestre apresenta-se em dois estilos diferentes. O primeiro é o estilo geométrico, com uma belíssima sinalação apelidada de "Olho de Deus" e o vestígio de uma máscara simbólica. O segundo estilo é o primitivo, constituído por um grande painel com cúpulas e por marcas (de pisadas e outras) feitas na superfície clara do granito até encontrar a parte negra interna da rocha, formando um contraste.

Na Guarda da Embaú, o sítio está localizado na margem esquerda do Rio da Madre, num afloramento de diabásio, a 200 m do mar. Trata-se de uma rocha de 20 m de comprimento, com 12 gravados ainda visíveis, alguns apenas vestígios e outros depredados. Na parte de baixo da rocha, abaixo do nível do solo, escavando-se a areia, aparecem mais vestígios de sinalações.


Casa do estilo colonial português

 
Na praia da Enseada de Brito, um bom atrativo cultural é visitar as igrejas de estilos variados e as casas de estilo colonial português, algumas com mais de 200 anos.

 



Copyright © 2002 - 2015 - Multinet Sistemas Ltda
Guia Santa Catarina - Guia Floripa
Todos os direitos reservados
Fale conosco
 

 
Cidades:
Araranguá
Balneário Camboriú
Barra Velha
Blumenau
Bombinhas
Garopaba
Governador Celso Ramos
Itajaí
Itapema
Jaraguá do Sul
Joinville
Lages
Laguna
Palhoça
Penha
Piçarras
Piratuba
Porto Belo
Santo Amaro da Imperatriz
São Francisco do Sul
Treze Tílias
Florianópolis
Guia Floripa - O Endereço de Florianópolis na Internet