Ponta da Vigia – Foto de: Portal de Turismo de Penha
Cidade de Penha – Litoral Norte – Litoral de Santa Catarina – Brasil
Distâncias de Penha:
Florianópolis – 114 km
Blumenau – 65 km
Balneário Camboriú – 35 km
Aeroporto de Navegantes – 8 km
Joinville – 70 km
Porto Alegre – 600 km
Curitiba – 190 km
São Paulo – 590 km
➣ Como chegar
Principais atrativos de Penha:
Praias e Beto Carrero World
Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.
➣ Balneabilidade
Penha é uma típica comunidade de origem portuguesa, que vive à base da pesca e do turismo, tradicionais no litoral catarinense. Com belas praias, dispostas por entre os morros altos da região, apresenta paisagens bem distintas. Praias selvagens, como a Vermelha, frequentada pelos praticantes de surfe, e praias de mar calmo, balneários ideais para famílias, como a Praia da Saudade.
Após a fundação do parque Beto Carrero World, em 1991, a região virou foco do turismo de entretenimento, passando a receber um número muito maior de turistas, não mais apenas no verão, vindos de várias partes do Brasil e do mundo.
Caçadores de baleias
A região de Penha foi colonizada a partir do século XVIII, motivada por uma invasão espanhola a Ilha de Santa Catarina (Florianópolis). Muitos pescadores, a maioria portugueses, chegaram ao local procurando um novo ponto para a caça e beneficiamento de baleias. A Armação do Itapocorói prosperou e tornou-se uma das maiores armações baleeiras do sul do Brasil.
Uma nova comunidade, criada a seis quilômetros da Armação, cresceu e foi elevada à categoria de freguesia em 23 de março de 1839, com o nome de Freguesia de Nossa Senhora da Penha do Itapocoroy. Com o fim da caça da baleia, a economia local foi inicialmente mantida pela pesca a rtesanal e um comércio rudimentar. Hoje o turismo figura entre as principais receitas do município.