Guia Santa Catarina - Santo Amaro da Imperatriz - Pousadas, Hotéis, Restaurantes.

   
 

   
Cascata
   
Águas Termais
   

Atrativos Naturais Voltar ao topo da página













 

Aos pés da Serra do Tabuleiro e com uma bacia hidrográfica privilegiada, a região de Santo Amaro da Imperatriz é ideal para a prática de esportes de contato com a natureza, como rafting, mountain bike, rapel e vôo livre. O Morro Queimado é ponto conhecido dos praticantes de parapente e asa delta. Uma pista mantida pelo Lagoa Clube de Vôo Livre, de Florianópolis, permite decolagens na altura de 600 metros, com vista para a praia da Pinheira, em Palhoça, e ao fundo a costa oeste da Ilha de Santa Catarina. O pico serve também como um mirante de toda a região, com visitação gratuita. Empresas especializadas agendam vôos com instrutor.

Por suas curvas em meio a Mata Atlântica, o Rio Cubatão do Sul desenha diversas quedas em sua corredeira, garantindo muita adrenalina num passeio de rafting. Há percursos para navegadores iniciantes, com cerca de duas horas, e também expedições por trechos mais longos e técnicos que chegam a quatro horas de aventura ou mais.

Alguns hotéis oferecem passeios por trilhas leves nos bosques da região, com visitas a cachoeiras e mirantes. Os hóspedes podem desfrutar das piscinas abastecidas pelas famosas águas termais, que brotam naturalmente a uma temperatura entre 35 e 40 graus. Ideais para terapias e com excelente efeito relaxante. Essas águas formam a segunda melhor estância hidromineral do mundo, de acordo com dados da Secretaria de Turismo local .

 

Cascata da Cobrinha de Ouro

 
Uma sucessão incrível de cascatas e piscinas naturais de cerca de um quilômetro, com acesso para carros e infra-estrutura básica de camping. Na descida da água pela encosta, as formações rochosas combinam diversas belas paisagens, desde pequenas praias rasas até poções de alta profundidade. A Cobrinha de Ouro fica próxima ao Hotel Fazenda Fischer, com acesso logo após o limite com o município de Palhoça, na BR 282 sentido Capital – Interior. Informações nos fones 48 9932-8214 ou 48 9957-3839.

Morro Queimado

 

Também conhecido como Morro Ventura, ou Morro das Águias Deltas, é ponto ideal para a prática do vôo livre,  e inclusive sede de etapas do campeonato catarinense da modalidade. A constante evaporação das águas termais da região favorece correntes de ar quente,  condição boa para vôos de longa duração. A subida até os 600 metros de altura é na sua maior parte em chão batido e exige prática do motorista em terrenos acidentados. Uma pequena parte do trajeto (a mais crítica) possui calçamento para maior segurança. Praticantes de mountain bike também usam o morro para fazer down hill. A estrada de acesso fica na localidade de Sul do Rio, a quatro quilômetros da BR 282.


Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

 

Área verde que cobre 63 por cento do município de Santo Amaro, o parque ecológico é um dos encantos da região. Com área total de aproximadamente 90 mil hectares, corresponde por cerca de um por cento do total da Mata Atlântica remanescente no país. Além de Santo Amaro, os limites da reserva alcançam mais oito cidades vizinhas. A sede administrativa fica às margens da BR 101, distante 40 quilômetros ao sul de Florianópolis. As visitas podem ser feitas de quarta a domingo, das 9 às 16h..


Rio Cubatão do Sul

 

O principal rio da bacia hidrográfica na região percorre 25 quilômetros desde a Serra do Tabuleiro ao município de Palhoça, onde encontra o Oceano Atlântico. Na localidade de Caldas da Imperatriz é muito utilizado para canoagem e rafting, devido às corredeiras e saltos, como o Salto do Rio Cubatão, com dez metros de altura.


Águas Termais

 

A fonte d’água que fazia os antigos desbravadores “sentirem-se mais jovens” foi reunindo em torno de si a pequena vila que deu origem à cidade de Santo Amaro da Imperatriz. Na visita do casal imperial D. Pedro II e D. Teresa Cristina, em 1845, foi reconhecido o poder de cura das águas e consagrado o então recém-construído hospital, que hoje dá lugar ao Hotel Caldas da Imperatriz. Os banhos termais são comprovadamente eficazes contra males de articulações, pele e distúrbios metabólicos. Quando ingerida, a água é excitante das funções intestinais, além de combater problemas gástricos.

 

 





Copyright© 2002 - 2015 - Multinet Sistemas Ltda
Guia Santa Catarina - Guia Floripa
Todos os direitos reservados
Fale conosco
 

 
Cidades:
Araranguá
Balneário Camboriú
Barra Velha
Blumenau
Bombinhas
Garopaba
Governador Celso Ramos
Itajaí
Itapema
Jaraguá do Sul
Joinville
Laguna
Palhoça
Penha
Piçarras
Piratuba
Porto Belo
Santo Amaro da Imperatriz
São Francisco do Sul
Treze Tílias
Florianópolis
Guia Floripa - O Endereço de Florianópolis na Internet